plataforma de 50 centavos Formigas que cultivam fungos usam memória social para se proteger de doenças

data de lançamento:2025-01-20 15:46    tempo visitado:171

Formigas que cultivam fungos contam com um tipo de memória imunológica socialplataforma de 50 centavos, sugere um novo estudo. O mecanismo permite que elas reajam de forma coletiva com mais agilidade quando uma doença invade o formigueiro pela segunda vez, e seus efeitos podem durar até dois meses.

As conclusões vêm de uma série de experimentos engenhosos conduzidos por pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos. Manipulando a entrada de patógenos (causadores de doenças) nos ninhos da Atta sexdens, popularmente conhecida como saúva-limão, eles estão ajudando a revelar mais semelhanças entre o que acontece no organismo de indivíduos de outras espécies e o chamado "super-organismo", formado por todos os insetos de um formigueiro.

"A Atta sexdens é uma das formigas cultivadoras ou fazendeiras mais complexas em termos evolutivos, o que abre grandes possibilidades de estudo", contou à Folha André Rodrigues um dos autores da pesquisa. Junto com outros quatro colegas, o especialista da Unesp de Rio Claro publicou na última quarta (18) as descobertas na revista especializada Proceedings of the Royal Society B.

ZA9BET™ | Casa De Aposta | 100% Aprovado Pelo Governo . Operária de saúva-limão (Atta sexdens) durante a remoção de um pequeno fragmento contaminado do jardim de fungo para seu posterior descarte na pilha de lixo - Quimi Vidaurre Montoya o jogo do tigre

Tal como as muitas outras espécies de saúva, a A. sexdens é uma formiga cortadeira, que usa pedaços de plantas como "adubo" para o fungo que lhes serve de alimento. Na prática, é como se o inseto terceirizasse sua digestão para o fungo, que decompõe a matéria vegetal no lugar delas e, por sua vez, serve como fonte de nutrientes.

fortune tiger

O problema, porém, é que um ambiente propício para o crescimento de fungos nem sempre vai ficar restrito a uma única espécie desses organismos. E isso significa que fungos causadores de doenças, afetando tanto as próprias formigas quanto a lavoura delas, podem acabar crescendo no formigueiro, pondo em risco toda a colônia.

Deposite, jogue e divirta-se — 18+ | Jogue com responsabilidade. Na ZA9BET sua diversão é garantida a partir de 1 real! Cadastre-se e jogue. RA1000. Suporte 24/7. Apostas Ao Vivo. Melhores Cotações. Depósito a partir de R$ 1. As Melhores Odds. Saques a Partir de R$10.

Como as operárias de um formigueiro não costumam se reproduzir e são filhas de uma mesma formiga rainha, que é o único indivíduo do sexo feminino que gera sua própria prole, elas costumam ser vistas como "células" ou "membros" de um único super-organismo. Sendo assim, a tremenda coordenação entre elas também poderia se aplicar ao combate a causadores de doenças, assim como acontece com as células de defesa do corpo humano.

fortune tiger

O trabalho da equipe da Unesp e de seus colegas já tinha trazido vários indícios de que algo assim estava acontecendo. Mas ainda faltava confirmar alguns aspectos que são esperados no caso de um sistema imunológico social. Entre os mais importantes estão a especificidade da reação (ou seja, a capacidade de "reconhecer" qual é a ameaça específica contra o formigueiro)plataforma de 50 centavos, a velocidade do contra-ataque e a duração da memória imunológica (isto é, durante quanto tempo o formigueiro se lembra de um atacante do passado).