Preso sob a acusação de ter cometido crimes contra a humanidade, o ex-presidente das Filipinas Rodrigo Duterteconta demo fortune, 79, desembarcou na tarde desta quarta-feira (12) na Holanda, onde será julgado. Ele já está sob custódia do Tribunal Penal Internacional (TPI), que investiga milhares de assassinatos durante sua Presidência (2016-2022).
jogos do tigre"Fui eu que comandei as forças de segurança e o Exército. Disse que os protegeria e assumo minha responsabilidade", declarou Duterte em um vídeo compartilhado em seu perfil nas redes sociais após chegar ao tribunal.
jogar fortune tigerOfertas especiais todos os dias e bônus de R$1000 e 200 rodadas grátis para novos usuários. Ofertas exclusivas, cashout e saques rápidos. Cadastre-se agora com até R$1000 de Bônus! ConsulteT&C. App para Android. Cassino Online. Transação Rápida e Segura.Ele foi detido na véspera no principal aeroporto de Manila, a capital filipina. Embarcou em um voo para Roterdã que fez escala em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. De Roterdã foi levado para Haia.
O político enfrenta acusação de crimes contra a humanidade pela política antidrogas que, segundo grupos de defesa dos direitos humanos, matou dezenas de milhares de pessoas, incluindo inocentes.
Segundo a agência de notícias Reuters, que viu uma cópia do mandado de prisão, o TPI acusa Duterte de responsabilidade criminal pelo assassinato de pelo menos 43 pessoas de 2011 a 2019 —o que incluiria o período em que ele foi prefeito da cidade de Davao, no sul.
deu postApós a prisão, o ex-líder questionou a base jurídica da detenção. "Por que você me levaria ao órgão internacional quando não somos mais membros? Reflita seriamente sobre isso, porque terá implicações", disse o ex-presidente. "Se cometi um pecado, processem-me nos tribunais filipinos, com juízes filipinos, e serei preso em minha própria nação."
O governo filipino deixou o tratado fundador do TPI em 2019. As regras que regem a corte, porém, determinam que os juízes têm jurisdição para investigar crimes que tenham sido cometidos no período em que um país se manteve como Estado-parte do tribunal.
tigrinho jogoDuterte será levado para uma unidade de detenção costeira perto de Haia, onde vários suspeitos infames de crimes de guerra foram mantidos. A instalação prisional de Scheveningen, construída em 1882, é onde alguns ex-líderes processados por tribunais internacionais ou tribunais da ONU passaram anos durante os procedimentos legais.
Após a chegada, Duterte geralmente receberia um exame médico e então seria levado para uma cela privada com pia, vaso sanitário, cama, mesa e estantes.
Lá ForaDuterte se juntará ao ex-presidente do Kosovo Hashim Thaçi, que aguarda seu julgamento por crimes de guerra, e ao sérvio-bósnio Ratko Mladic, que foi considerado culpado por genocídio na Bósnia. Outros detentos incluem líderes de milícias do Sudão, do Mali e da República Centro-Africana.
Por ser tecnicamente uma unidade de detenção, não uma prisão, os detentos têm acesso a mais instalações do que terão após uma possível condenação. Entre os privilégios estão visitas conjugais, um espaço de exercícios ao ar livre, comunicações não monitoradas com a equipe jurídica e visitas de um conselheiro espiritual.
Durante os julgamentos no rescaldo das sangrentas guerras dos Bálcãs da década de 1990, para as quais mais de 160 suspeitos foram processadosconta demo fortune, os detentos eram conhecidos por realizar partidas esportivas. Os presos dos tribunais da ONU e do Kosovo estão em alas separadas, mas compartilham algumas instalações com os detentos do TPI.