Quando meu marido e eu levamos nossa gata ao veterinário no início do ano passado, esperávamos ouvir que não havia motivo para preocupação. Olive, uma gatinha de pelagem longa escaminha que havia sido a menor da ninhada, era naturalmente quieta e ariscasite oficial do tigrinho, propensa a se esconder em armários e cochilar atrás da cortina do chuveiro. Isso a tornava difícil de interpretar —e às vezes simplesmente de encontrar.
Mas, dias antes, começamos a nos perguntar se ela poderia estar doente. Ela parecia ainda mais reservada do que o habitual? Era difícil dizer, mas decidimos perguntar ao veterinário apenas para garantir. O veterinário imediatamente notou que as gengivas de Olive estavam pálidas e que seu coração estava acelerado. Um rápido exame de sangue revelou que ela estava gravemente anêmica, com um volume de células sanguíneas tão baixo que, segundo o veterinário, era "incompatível com a vida".
tiger jogoAssim começou uma provação de meses com visitas repetidas à UTI veterinária, mais de uma dúzia de transfusões de sangue e poucas respostas concretas.
"Os gatos foram tão pouco estudados", diz Elinor Karlsson, geneticista da UMass Chan Medical School e do Broad Institute. "Eles vão continuar sendo uma caixa preta a menos que algo mude no lado da pesquisa."
ZA9BET | 100% Legal | Saque Com PixNas últimas décadas, a medicina veterinária fez enormes avanços, permitindo que animais de estimação como Olive recebessem cuidados altamente avançados. Mas a medicina felina ficou atrás de sua contraparte canina, e nem sempre é fácil fornecer medicina baseada em evidências para gatos. "Ainda é considerado um interesse um pouco de nicho", afirma Karen Perry, cirurgiã ortopédica veterinária com foco na saúde felina na Michigan State University.
jogo tigre tigerfortuneHistoricamente, muitos veterinários essencialmente tratavam gatos como cães pequenos, emprestando testes e tratamentos desenvolvidos para pacientes caninos para cuidar dos felinos. Mesmo na escola de veterinária, onde os alunos treinam para todos os tipos de especialidades, os cães há muito tempo são o padrão.
"Meu livro de anatomia era 'Anatomia do Cão'", diz Maggie Placer, gerente de programas de ciência veterinária da EveryCat Health Foundation. "Tínhamos PowerPoints e suplementos para os gatos."
Com o tempo, no entanto, ficou cada vez mais claro que o que funciona para Rover pode ser inútil, ou pior, para Tigger. Cães e gatos metabolizam medicamentos de maneira diferente, por exemplo, e alguns medicamentos comuns para cães são tóxicos para gatos. "Não é razoável supor que tudo o que funciona em um cão funcionará em um gato", afirma Bruce Kornreich, que dirige o Cornell Feline Health Center. "Há muito que ainda precisamos aprender."
Esportes em Tempo Real — A ZA9BET™ Está Comprometida com o Jogo Responsável 18+. Aposte com Responsabilidade!Em algum nível, o foco de longa data nos cães era prático. Estudos mostraram que os donos de animais levam cães ao veterinário com mais frequência do que levam gatos.
jogo tiger Cuide-se tigrinho jogoIsso é porque a sociedade simplesmente valoriza menos a vida dos gatos do que a dos cães? Afinal, os gatos são muito menos propensos a serem animais de trabalho e geralmente são vistos como mais independentes e menos sociáveis do que os cães. "Talvez haja preconceitos contra os gatos", diz Kornreich.
Como uma pessoa que gosta de cães e se casou com uma pessoa que gosta de gatos e agora tem animais de estimação de ambos os tipos, eu realmente acho que os gatos (e as pessoas que os mantêm) tendem a ser ridicularizados ou ignorados de maneiras que os cães não são. Mas não acho que isso explique totalmente por que os donos de animais dedicados são menos propensos a buscar cuidados para seus felinos.
Ao longo dos anos, meu marido e eu fizemos grandes esforços para ajudar todos os nossos animais de estimação doentes. Mas levar os gatos ao veterinário era absolutamente mais estressante, para eles e para nós, do que levar os cães. E os gatos simplesmente não pareciam precisar de tantos cuidados médicos.
Talvez isso fosse um reflexo verdadeiro da realidade. Nossos cães regularmente corriam pelo Prospect Park no Brooklyn, trocavam germes com colegas de brincadeira e devoravam ossos de frango perdidos, enquanto nossos gatos viviam vidas protegidas e internas.
Agora suspeito que podemos ter perdido sinais de doença em nossos gatos. Eu estava preocupada que estivéssemos exagerando quando levamos Olive ao veterinário por parecer talvez, ligeiramente, de alguma forma, que não era a mesma. Na verdadesite oficial do tigrinho, ela estava gravemente doente.